quinta-feira, 31 de maio de 2012

PROJETO: ARTE RUPESTRE NA ESCOLA

Tarauacá-Acre - 2012
    
Introdução

Disciplinas: Arte e História

1.  Tema: ARTE RUPESTRE NA ESCOLA

O tema Arte Rupestre na escola visa levar aos alunos o conhecimento teórico e prático de que arte faz parte da história da humanidade de um modo geral, ou seja, desde que o homem passou a existir.
Sendo assim a disciplina de artes pode ser inserida na disciplina de história de forma com que os alunos aprendam a importância da arte rupestre, afinal a arte rupestre é o registro de que o homem utilizava a arte como uma forma de expressão.

2. Justificativa
A escolha do tema se deu pela necessidade de mostrar aos educando que a arte rupestre é o inicio da história da humanidade, afinal é um registro que foi deixado pelos primeiros habitante do nosso planeta, todavia é preciso ressaltar que para que os alunos valorizem a arte, os mesmos têm que conhecer a origem da mesma.
Pois como sabemos a arte é uma área de conhecimento, tem origem e história além de ser tão importante quanto às demais disciplinas, não se resumem em fazer pinturas ou desenhos, mas que pode nos proporcionar conhecimentos sobre a verdadeira história da arte e o surgimento das técnicas que foram e são de essencial importância para a inovação do fazer artístico.
Através deste projeto podemos oportunizar aos alunos a possibilidade de aprender e até mesmo produzir obras inspiradas na arte rupestre, buscando o desenvolvimento do pensamento crítico, mediante aos questionamentos que possam surgir no processo de ensino e aprendizagem.
Ao realizar o Estágio Supervisionado 3, percebi a falta de interesse dos alunos com relação a disciplina de artes. Muitos vêem a arte como uma recreação. Diante disso, senti que o ensino de artes deve ser encarado de maneira diferente, ou seja, como realmente deve ser. Com aulas teóricas, porém inovações na utilização de técnicas, voltadas à história da arte e sua importância para o desenvolvimento social e intelectual do ser humano, com oficinas e exposições de trabalhos realizados pelos próprios educando. Pois dessa forma, não só a escola e os alunos sairão beneficiados, mas toda a comunidade de forma geral.

3. Objetivo Geral

Possibilitar a educando conhecer que a arte rupestre tem um significado importante para a história da humanidade, além de inserir técnicas de produção artística que pode ser usadas na aula prática sobre o conteúdo abordado.

4. Objetivos Específicos


·         Estimular os alunos a se interessar pela história da arte;
·         Ampliar a compreensão dos mesmos sobre o que é a arte rupestre;
·         Aplicar aulas teóricas e praticas sobre o conteúdo
·         Estimular a reflexão e a criatividade através do trabalho executado.

5. Metodologia:
Fazer um relato sobre o que é arte rupestre e sua importância, em seguida mostrar aos alunos um slide explicativo com imagens de artes deixadas em paredes de cavernas e em rochas.
Logo após esse momento buscar esclarecer as dúvidas existentes e o próximo passo é propor aos alunos a produção de obras inspiradas na arte rupestre utilizando a técnica “colagraf”.
Deste modo explicarei o que é a técnica colagraf e como a mesma é realizada. Para concluir, pedir aos alunos que mostrem o que foi produzido, falando o que acharam da atividade.

6. Público alvo: O referido projeto destina-se aos alunos com faixa etária entre 11 e 13 anos de idade.


Referências Bibliográficas:

http://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-de-arte-no-brasil/14770/ acessado em 21/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário