terça-feira, 19 de junho de 2012

Relatório de Execução do Projeto: Arte rupestre na escola.

O projeto Arte rupestre na escola foi executado no dia 08/06/2012, no horário das 8h às 9h, No centro de educação permanente (CEDUP). Com alunos da 7ª série, com faixa etária entre 11 e 13 anos, da escola de ensino fundamental instituto são José, como no decorrer da semana passei na referida escola convidando os alunos para participar do projeto.
 Para a aplicação do projeto utilizei alguns recursos como materiais didáticos encontrados na internet no qual se referia arte rupestre, em cima dos textos criei um plano de aula que me auxiliou bastante na hora de aplicar o projeto. Todavia como o meu projeto era voltado à arte rupestre e comecei fazendo questionamento aos alunos sobre o que eles sabiam a respeito do assunto, em seguida, expliquei aos mesmos a origem da arte rupestre e mostrei um slide referente ao assunto, logo após fiz a proposta de cada aluno criar sua obra de arte inspirada na arte rupestre.
No entanto apresentei os mesmo à técnica colagraf e mostrei um slide explicativo ensinando passo a passo como produzir a referida técnica, e em seguida todos os alunos começaram a criar sua obra de arte.
Para a realização da aula pratica foi utilizado os seguintes materiais: Tinta guache, papel A4, pedaços de papelão, barbante, cola branca, pincéis de tamanhos diferentes, rolo de madeira ou colher de pau para substituir a prensa.
Após cada um ter concluído a sua obra de arte, pedi que cada aluno mostrasse aos colegas o que havia produzido e falasse o que acharam da atividade. Sendo que todos se manifestaram de maneira satisfatória e que gostaram muito de realizar esta atividade, achara interessante, tendo em vista que até então, ainda não tinham tido aulas desse tipo, com materiais concretos e com técnica diferente.
            Deste modo, através desse projeto pude levar informações teóricas e práticas sobre a importância de se trabalhar com materiais concretos, realizando atividades que valorize a criatividade dos alunos, despertando o interesse pelo ensino de artes. Foi uma atividade bastante gratificante para o enriquecimento de meu aprendizado, tendo em vista que pude perceber o quanto é importante que as aulas de artes sejam dinâmicas e inovadoras. 
          
Abaixo fotos:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário